Início > Conheça o CovidApp
Afinal,
O que é o CovidApp?
Somos um aplicativo para notificação de possíveis contágios que tem como prioridade a preservação da privacidade dos usuários. Sabemos que atualmente a maior dificuldade é as pessoas entenderem e respeitarem o isolamento social.
A solução será composta por um aplicativo móvel, destinado à população em geral e a profissionais de saúde, bem como e uma aplicação web para gestores.
O aplicativo móvel irá coletar os encontros físicos entre pessoas usando o Bluetooth dos celulares. Bluetooth é uma tecnologia que detecta outros dispositivos próximos sem armazenar a localização geográfica de cada indivíduo. Serão armazenados os encontros entre os dispositivos Bluetooth e a duração desses encontros.
A solução proposta não utiliza o GPS por diversas razões:
- não funciona em locais fechados como shoppings, edifícios, etc.;
- não possui a precisão necessária para a detecção de encontros;
- gera um grande volume de dados (big data) inviável de ser processado em tempo real, portanto não é escalável e nenhum computador comportaria o processamento agil dos dados em caso de uso por grande parte da população;
- invade a privacidade dos usuários, que se sentiriam vigiados, o que prejudicaria a adesão ao aplicativo.
O aplicativo terá três modalidades que serão destinadas:
Para a população
Cada cidadão poderá reportar a presença de sintomas pelo aplicativo, e será notificado com base em seus eventuais encontros com casos suspeitos ou confirmados, e no seu perfil de risco e sintomas reportados.
Para os profissionais da saúde
Os profissionais de saúde serão responsáveis por identificar usuários como casos suspeitos ou confirmados.
Para os gestores
uma área gerencial para os gestores de saúde, por onde serão definidas quais e quando notificações devem ser enviadas aos cidadãos baseadas na quantidade e duração de encontros, e no perfil de risco dos usuários. Pela interface gerencial, será também possível consultar relatórios com estatísticas sumarizadas, sem a identificação de usuários, mas que informem aos gestores o andamento da quarentena e o percentual de mobilidade da população.
Os problemas de hoje e como solucioná-los
Muitos não respeitam o isolamento social, seja por acharem que não estão na população de risco, seja por acharem que o contato com o vírus é improvável. Com a solução proposta, os usuários serão notificados sobre contatos nos últimos 14 dias com pessoas infectadas e estarão mais propensos a respeitar o isolamento e a quarentena. Além disso os gestores de saúde terão maior ciência se as medidas impostas por eles estão funcionando com base nas estatísticas geradas pela solução.
Inicialmente motivado pelos órgãos de saúde, os usuários irão instalar o aplicativo e passarão a receber mensagens de elogio e incentivo enquanto se mantiverem em isolamento.