Início > Próximos passos
Veja quais são os nossos
Próximos Passos
A detecção de exposição ao vírus e a entrega de mensagens é apenas o começo. Através de análises inteligentes dos dados, sempre de forma anônima, o CovidApp vai permitir que pesquisadores e autoridades sanitárias entendam melhor o comportamento do coronavírus e sua propagação, auxiliando no combate a esta epidemia.
1.
Seleção inteligente para testagem
Através do registro voluntário de sintomas por parte dos usuários, será possível analisar como o vírus evolui para cada perfil de risco, e ainda enviar notificações com instruções específicas, definidas por infectologistas especializados.
Considerando a impossibilidade de testar toda a população, tal funcionalidade poderia ajudar na triagem de pacientes que deveriam realizar os testes. Os usuários que precisam ser testados serão automaticamente notificados a procurar uma unidade de saúde e a mostrar a notificação recebida ao profissional de saúde.
2.
Geração de conhecimento sobre a COVID-19
É possível garantir o anonimato dos usuários e ao mesmo tempo gerar informações fundamentais para gestores e autoridades sanitárias. Por exemplo, estatísticas básicas sobre sua a situação:
- número de casos confirmados;
- total de casos suspeitos;
- pacientes recuperados, que já se curaram;
- número de usuários não infectados.
Essas análises poderão ser feitas de forma estratificada por faixa etária, sexo, fatores de risco e sintomas. Além disso, o total de médicos autorizados a utilizar o aplicativo também será processado para que possamos detectar regiões com maior e menor capacidade de diagnóstico.
Com um pouco mais de tempo, análises mais sofisticadas com inteligência artificial poderão ser realizadas:
- Detecção inteligente e estatísticas sobre aglomerações por dia;
- Análise do impacto do número de aglomerações diárias na disseminação do vírus;
- Análise de risco de infectados (estimativa de casos positivos sem realizar teste);
- Detecção de infectados assintomáticos;
- Análises e modelos probabilísticos que avaliam sintomas e confirmações de todos os usuários para calcular a necessidade de testagem para cada usuário, baseado em seu perfil de risco, sintomas e encontros com infectados;
- Análise temporal de propagação da doença:
- entre cidades;
- tempo de propagação entre usuários (estatísticas sobre o tempo entre o contato e a manifestação dos sintomas, e entre o início dos sintomas e a confirmação).